segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Lus. Évora ameaça avançar para os tribunais (Notícia DianaFM)

O Lusitano ameaça interpor uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Beja para “travar” os campeonatos distritais de Évora.
À DianaFm, o presidente do clube “verde-e-branco”, Luís Valente, fala em “violação de estatutos” por parte da direção da Associação de Futebol de Évora (AFE).
Em causa está o sorteio dos campeonatos distritais, realizado na passada sexta-feira, que deixou o Lusitano na Divisão de Honra.
De acordo com o sorteio, 12 equipas disputam a Divisão de Elite, enquanto as restantes ficam em duas séries na Divisão de Honra.
O Lusitano não concorda e diz que a constituição dos campeonatos deve ter em conta as decisões da assembleia-geral ocorrida em meados de agosto.
Nessa reunião, os clubes tinham decidido que a Elite ia ser disputada por 14 equipas e as restantes 15 a Divisão de Honra.
“Mais uma vez à revelia” a direção da AFE fez um sorteio com base em decisões que tomou a 18 de julho, realça Luís Valente, referindo que o clube vai avançar “com uma providência cautelar por violação de estatutos”.
António Pereira, vice-presidente da AFE, tem uma opinião diferente e alega que a associação está “apenas a seguir os trâmites que os clubes estão a indicar”.
“Estamos a auscultar os clubes e a maioria é da opinião que os campeonatos devem ser organizados e disputados da forma que a AFE propõe e que os clubes aprovaram na assembleia-geral de 2010”, justifica.
O início dos campeonatos pode não começar na data para o qual está marcado (dia 28 deste mês).

24 comentários:

Anónimo disse...

Guerrinhas de interesses! Como é que o Lusitano quer subir duas divisões? Se os campeonatos pararem podem ter a certeza que vão ser responsabilizados pelas despesas que vamos ter estando só a treinar! Paguem mas é o que devem!

Anónimo disse...

lusitano nao gostam de estar no fundo? só porque são de evora acham que mandam? quem são voces? deixem-se de conflitos, PAREM de complicar a vida aos clubes que andam a treinar todas as semanas para que isto comece o mais rapido possivel, noa queiram atrasar mais isto. ja chega de brincar aos campeonatos. façam o que tem a fazer e mostrem que o que valem e fiqueim em primeiro outra vez e depois para o ano logo sobem.

Anónimo disse...

Acho muito bem, o lusitano tem toda a razao, foram campeoes mereciam ter subido de divisao, foi uma vergonha como organizaram estes campeonatos...

Anónimo disse...

Deviam era de estar preocupados com as dividas e não onde jogam para eles até é bom não subirem para não andarem a levar na boca, mas o problema é que está lá o juventude, paguem ao jogadores o que devem esse valente devia era de estar caladinho.

Anónimo disse...

Se a assembleia decidiu por maioria absoluta, para quem não sabe o que é, mais de 50% dos clubes presentes votaram a favor da proposta do Lusitano, a associação de respeitar, calar e proceder como foi decidido. Subir duas divisões; a subida foi para a honra mas a verdade é que a honra dava subida aos nacionais. A elite foi criada com objectivos pouco claros que não me interessam minimamente, mas na prática os clubes da 3ª nacional não desceram, integram agora a 3ª distrital; onde está a justiça aqui? Estes clubes deviam ter ido para à honra e a elite, assim que foi falada, imediatamente rejeitada. Acho muito bem que recorram aos tribunais porque se os estatutos prevêem que a associação respeite a vontade da assembleia, a honra terá 15 clubes e a elite 14, com o Lusitano, e aqui não há espaço a opiniões pessoais.

Anónimo disse...

querem passar da primeira classe para a terceira classe sem fazer a segunda classe, so alguns ministros tem esse previlegio.

Anónimo disse...

O Lusitano nunca poderia estar na Elite, os regulamentos são claros, mas está a tirar partido da pouca inteligência e arrogãncia da AFE que alterou de 10 par 12 as equipas da Elite, sem dar cavaco a ninguém. Gostaria que a AFE explicasse aos associados ter uma Elite a acabar o campeonato em final de maio e a Honra ter clubes que deixam de competir em final de Janeiro. Ou será que têm alguma solução para os clubes que não participam na fase final da Honra? Se não tiverem e se algum clube tiver a sorte e o engenho de permanecer na taça de Évora, fica nos de Fevereiro a 7 de Junho(final da mesma) para fazer no áximo 4 jogos. Como é possível alguém pensar neste modelo de campeonatos, aplicá-los e manter-se no poleiro. Tenham vergonham e peçam a demissão.

Anónimo disse...

estes gajos não tem vergonha, querem ser os coitadinhos do distrital, mas já me disseram que eles não querem jogar contra as freguesias, querem jogar contra quem ????????? rua com eles do distrital só tem dividas paguem o que devem chulos

Anónimo disse...

Ta calado! O lusitano assim não está a obter o mérito desportivo por ter ganho e subido de divisão, e a assembleia está a ser tomada pela AFE como se não tivesse existido. Por isso o lusitano tem todo o direito em avançar com a providencia cautelar

Anónimo disse...

estes lusitanistas com mania que são grandes, já começam a enjoar, não gostam do que há, têm um remédio... fechem as portas e desistam...não fazem cá falta nenhuma e muita gente agradecerá

Anónimo disse...

Então o ano passado foi jogado para quê? Qual a vantagem de ter ganho o último campeonato da 1ª divisão? se até quem ficou em último lugar sobe... O que é que aconteceu na realidade? Mudaram os nomes dos campeonatos, isto é a realidade. Agora se estão com medo do LUSITANO, não tenham, é uma equipa de meninos que só querem jogar futebol e jogar com os melhores por direito, pois foram campeões o ano passado e este ano querem coloca-los na mesma divisão com as mesmas equipas...Simples

OLX disse...

Como é que o Lusitano sobe duas divisões se vai jogar na Honra com o ultimo classificado da 1ª distrital do Ano anterior que foi o Aldenovense e o 12º que foi o Corval. não valeu a pena ter lutado para ser campeão.

OLX disse...

Correção - Aldenovense não Aldeense

Anónimo disse...

Este País realmente chegou a um estado em todos querem fazer o que lhes apetece.
Os Srs do Lusitano podem ter toda a razão do Mundo, não discuto isso. O que não podem é querer que o que foi aprovado numa Assembleia da Associação passe a vigorar nessa época, porque só pode ser aplicado na época seguinte.
Acho bem que vá para tribunal pois são mais umas custas de processo que vão pagar.
"Veja-se o caso do Boavista em que o Tribunal anulou a punição desportiva, e decretou a reintegração do Boavista na 1ª Liga, e a Federação teve que realizar uma Assembleia para reintegrar o Boavista na 1ª liga, mas só na próxima época é que isso vai acontecer, porque as decisões aprovadas em Assembleia são aplicada na época seguinte".
Porque se assim não fosse quando as coisas corriam mal uns quantos clubes juntavam-se convocavam uma Assembleia aprovam-se umas quantas alterações e pronto estava o caso resolvido.
Por enquanto ainda não é assim.
Não discuto se o Lusitano deva disputar a Elite ou a Honra, não faço esse juízo, agora não pode é querer fazer aplicar nesta época as alterações da Assembleia de Agosto, salvo erro.
O que o Lusitano pode contestar é que estava aprovado a Elite ter dez clubes e a Associação vai realizar uma campeonato com doze, isso é que eu acho que também não está correcto, a Associação também aqui alterou as regras que estavam definidas, mas isso ao Lusitano não interessa, como é lógico. O Lusitano interessa-lhe é disputar a Elite não lhe interessa a legalidade da coisa.....

Anónimo disse...

este lusitano mete nojo...mas pensa que é quem?tava na 1º distrital, agora ta na liga de honra...nao subio?o problema é jogar contra as mesmas equipas?ta com medo dessas equipas?metam-se no seu lugar, porque se vão para a elite, é já este ano que acabam mais uma vez.....agora por causa da birra desses senhores, param os campeonatos, as pessoas que já andam a trabalhar á um mes e que andam a pagar nao teem culpa....nao querem?falta de comparencia...pronto desclassificados....ou entao vão para o inatel....

Anónimo disse...

estes gajos do lusitano voltaram o ano passado ao activo e já querem mandar em tudo? como é que uma equipa pode subir 2 divisões de uma só vez? deixem-se estar mas é sossegados e não prejudiquem as outras equipas!!

Anónimo disse...

Há por aqui muita ignorância, para darem uns pontapés na bola, ofendem-se uns aos outros, tenham juízo , e como adultos, saibam respeitar o futebol e as relações entre todos os intervenientes, e deixem -se ofensas verbais!!!

Anónimo disse...

Quais sao os moldes das competiçoes do distrital de evora ? Ha segunda fase nas duas divisoes ? Como se vai desenrolar alguem sabe ?

Anónimo disse...

Vai realizar-se uma 2ª fase na Divisão de Honra com as equipas que não garantiram o acesso ao play-off de subida (3 equipas de cada série) para evitar a descida à 1ª Divisão. Relembro que a 1ª Divisão foi suspensa e na próxima época, caso existam clubes suficientes vai ser constituída.
Foi assim que a AFÉ esclareceu durante o sorteio.

Anónimo disse...

O lusitano subiu de divisão simples. criou se a elite e acabou se com a 1ª distrital, se a 1º distrital estava a antess da honra, subiram todos porque a 1ª acabou. nao ha discussao se quer. so tem de estar na honra.

Anónimo disse...

Tudo o ver o lado que mais lhe interessa. Que dizer dos clubes que (não) desceram da 3ª nacional? Em nada prejudicados porque deram-lhe uma 3ª distrital para ir aos nacionais. Aqui ninguém fala, nem vê ilegalidades nem injustiças. Percebo a dor, à imagem do Benfica, que tudo e todos são contra. Lusitano, ponham esta gente nos tribinais SFF.

Anónimo disse...

O LUSITANO é representado no escalão sénior por uma equipa de "JOVENS", a maioria da sua "FORMAÇÃO" que sem ganhar um cêntimo subiram de divisão com todo o mérito!
POIS NÃO FOI POR ACASO que os miudos a 7 jornadas do final já eram campeões da 1º divisão!!!
Venham a disptar elite ou honra é relativo, porque mais cedo ou mais tarde o "fruto" do trabalho vai aparecer...


Anónimo disse...

Recapitulando, o Lusitano agora quer bloquear o início dos campeonatos para forçar uma decisão ilegal tomada em Assembleia Geral para anular outra decisão, também ela ilegal, da direcção da AF Évora ao alargar a Divisão de Elite para 12 equipas; sendo que a mesma AF Évora antes tentou pateticamente impingir à FPF a introdução ilegal do despromovido At. Reguengos (que até ameaçou fazer também birra) no Campeonato Nacional de Seniores devido à recusa do Oriolenses de subir ao Nacional (é verdade, ainda ninguém explicou o que está o Oriolenses a fazer na Divisão de Elite).

Conclusão: Deixem-se de mais tretas do que as que já foram causadas e sigam estes passos:
1º Sigam os campeonatos como estão agora, os clubes querem acima de tudo jogar;
2º Os clubes que se entendam sobre tudo o que se tem passado com os modelos competitivos;
3º Após uma conclusão conjunta, façam os protestos devidos, sem interromper os jogos e mexam-se para correr com esta direcção incompetente da AF Évora;
4º Depois dos protestos avaliados e dos veredictos, organizem os modelos competitivos de acordo com os mesmos com antecedência (e não em cima do joelho com a nova época à porta), tal como na readmissão do Boavista na Primeira Liga.

Anónimo disse...

Siquenique recordo que no inico dos trabalhos de pré-época dos clubes, salvo erro publicaste uma noticia do Plantel 2013/14 do Atl. Reguengos...mas, julgo eu, que ficaste por aí!

Porque não dar agora a informação dos restantes 11 clubes, numa altura que os jogos oficiais estão a começar, e as informações que tens são 99% certas. Faz isso, sff.